quarta-feira, 9 de março de 2011



Pier Paolo Pasolini: o cinema da contaminação


O cinema de Pasolini é um cinema híbrido, um cinema da desterritorialização: uma radical experiência de contaminação entre o sagrado e o profano, da economia figurativa polimorfa do Desejo, da Frontalidade e Centralidade herdadas pela Representação clássica, da crônica selvagem do lumpemproletariado e da balada elegíaca, da Hubris e do Ethos, de Masolino e do Masaccio, do discurso indireto livre e da hagiografia.

O cinema de Pasolini alia a vitalidade documental do neo-realismo ao hieratismo ritualístico da arte clássica: é um cinema que pretende sacralizar a imanência, apreender o numinoso do real a partir de um aprofundamento de sua intensidade epifânica.

Através de seus filmes, vemos ilustradas as diferentes intersecções entre a arte clássica e o cinema moderno que surge nos anos 60; toda uma História do cinema e dos modelos de representação ocidentais que o fundam se encontra reavaliada criticamente através de sua concepção de um cinema de poesia, que intenta uma crítica radical à arte entrevista sob a égide do simbólico; o cinema é uma arte de presentificação, e não de simbolização.

O curso pretende abordar os seus primeiros filmes, os chamados filmes suburbanos ( borgata) : Acattone, Mama Roma e La Ricotta; e também as obras do período mítico, Édipo Rei, Medea e As mil e uma noites e Pocilga.

A partir da apresentação dos filmes indicados, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

a) possibilitar uma compreensão crítica da obra de Pasolini no contexto dos cinemas novos dos anos 60 e a influência de seu “cinema de poesia” como uma chave de interpretação anti-simbólica da História do cinema;

b) Identificar as características expressivas do cinema de poesia pasoliniano;

c) Reconhecer os mecanismos de apropriação da representação clássica que o “cinema da contaminação” pasoliniano empreende na inter-relação entre o sagrado e o profano;

d) Reconhecer as estratégias formais a partir das quais Pasolini equaciona a herança neo-realista com a representação trágico-mítica.


MÓDULO 1


Pasolini e a herança neo-realista: Accatonne, Mamma Roma, La Ricotta

- As releituras de Pasolini sobre a estética neo-realista

- O significado da panorâmica

- O close como instância epifânica


MÓDULO 2



Frontalidade e centralidade clássicas: um cinema icônico

A reapropriação das estratégias formais do classicismo

Ponto de vista

Mise en scène e iconografia


MÓDULO 3


Tragédia e barbárie: o mito na modernidade:

A parataxe no cinema de Pasolini

Hagiografia, Idolatria, Autobiografia : Pasolini, o Cristo Édipo


MÓDULO 4


Sacrifício e dialética: Pocilga, uma alegoria niilista do Poder:

- O uso da metáfora na estrutura narrativa de Pocilga

- Pasolini leitor de Walter Benjamin e Georges Bataille



MÓDULO 5

A obra de Pasolini no contexto do cinema moderno e em diálogo com o cinema contemporâneo




Quando: Todas as sextas a partir de 01 de abril até 20 de maio. Das 18:30 às 21:30.

Local: Universidade Católica de Pernambuco. Sala de Multiuso do CCT –Primeiro andar do bloco D e Espaço Loyola- Térreo do bloco B ( apenas o dia 13 de maio).

Valor da Parcela única:: R$ 40, 00

Incrições abertas pela Internet no site www.unicap.br no link Universidade não tem idade: http://www.unicap.br/universidade/pages/?p=267


Professor: Luiz Soares Júnior. Redator da Revista Cinética.


Telefone para contato: 2119 4140

E-mail para contato: soniamar@unicap.br


2 comentários:

  1. Olá júnior, td bem? estou fazendo o curso e quero parabenizar a aula da semana passada. Foi muito legal a análise q vc fez do filme mamma roma. Tinha visto há bastante tempo e nao lembrava bem da história...parabéns.

    Ludimilla

    ResponderExcluir