Pier Paolo Pasolini: o cinema da contaminação
O cinema de Pasolini é um cinema híbrido, um cinema da desterritorialização: uma radical experiência de contaminação entre o sagrado e o profano, da economia figurativa polimorfa do Desejo, da Frontalidade e Centralidade herdadas pela Representação clássica, da crônica selvagem do lumpemproletariado e da balada elegíaca, da Hubris e do Ethos, de Masolino e do Masaccio, do discurso indireto livre e da hagiografia.
O cinema de Pasolini alia a vitalidade documental do neo-realismo ao hieratismo ritualístico da arte clássica: é um cinema que pretende sacralizar a imanência, apreender o numinoso do real a partir de um aprofundamento de sua intensidade epifânica.
O curso pretende abordar os seus primeiros filmes, os chamados filmes suburbanos ( borgata) : Acattone, Mama Roma e La Ricotta; e também as obras do período mítico, Édipo Rei, Medea e As mil e uma noites e Pocilga.
A partir da apresentação dos filmes indicados, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
a) possibilitar uma compreensão crítica da obra de Pasolini no contexto dos cinemas novos dos anos 60 e a influência de seu “cinema de poesia” como uma chave de interpretação anti-simbólica da História do cinema;
b) Identificar as características expressivas do cinema de poesia pasoliniano;
c) Reconhecer os mecanismos de apropriação da representação clássica que o “cinema da contaminação” pasoliniano empreende na inter-relação entre o sagrado e o profano;
d) Reconhecer as estratégias formais a partir das quais Pasolini equaciona a herança neo-realista com a representação trágico-mítica.
MÓDULO 1
Pasolini e a herança neo-realista: Accatonne, Mamma Roma, La Ricotta
- As releituras de Pasolini sobre a estética neo-realista
- O significado da panorâmica
- O close como instância epifânica
MÓDULO 2
Frontalidade e centralidade clássicas: um cinema icônico
A reapropriação das estratégias formais do classicismo
Ponto de vista
Mise en scène e iconografia
MÓDULO 3
Tragédia e barbárie: o mito na modernidade:
A parataxe no cinema de Pasolini
Hagiografia, Idolatria, Autobiografia : Pasolini, o Cristo Édipo
MÓDULO 4
- O uso da metáfora na estrutura narrativa de Pocilga
- Pasolini leitor de Walter Benjamin e Georges Bataille
Quando: Todas as sextas a partir de 01 de abril até 20 de maio. Das 18:30 às 21:30.
Local: Universidade Católica de Pernambuco. Sala de Multiuso do CCT –Primeiro andar do bloco D e Espaço Loyola- Térreo do bloco B ( apenas o dia 13 de maio).
Valor da Parcela única:: R$ 40, 00
Incrições abertas pela Internet no site www.unicap.br no link Universidade não tem idade: http://www.unicap.br/universidade/pages/?p=267
Professor: Luiz Soares Júnior. Redator da Revista Cinética.
Telefone para contato: 2119 4140
E-mail para contato: soniamar@unicap.br
Olá júnior, td bem? estou fazendo o curso e quero parabenizar a aula da semana passada. Foi muito legal a análise q vc fez do filme mamma roma. Tinha visto há bastante tempo e nao lembrava bem da história...parabéns.
ResponderExcluirLudimilla
Vleu, Ludimilla.
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